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Técnicas básicas de Copywriting

Luiza Barroca
13/7/2021
•
5 min leitura

O copywriting é o processo de escrita relacionado ao marketing e a vendas, sendo composto principalmente por textos persuasivos de e-mails, landing pages, legendas de redes sociais e postagens para websites. 

Desta forma, o copywriting é escrito de forma extremamente estruturada e trabalhada, para que o leitor entenda sua mensagem e a absorva, sem perceber que está sendo convencido a algo.

As fórmulas mais tradicionais de copywriting ditam um apelo ao emocional como combustível para o conteúdo, enquanto as orientações mais atuais contam com o recurso da tecnologia como base, a exemplo: os mecanismos de SEO. 

De toda forma, o copywriting é uma forma de escrita estratégica, e por isso estudiosos da área desenvolvem técnicas para a obtenção de resultados de forma mais eficaz.

Muitas destas técnicas funcionam como modelos, estruturas a serem preenchidas com o texto pelo copywriter, que se ajustam à intenção do escritor, ao mercado ou até mesmo ao formato de texto a ser publicado. 

Aqui serão analisadas 3 destas estruturas, sendo elas algumas das mais famosas.

A primeira técnica a ser analisada é a AIDA - Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Esta é focada em entender o comportamento do consumidor, e consiste em atrair a atenção do leitor, despertar seu interesse, criar o desejo e então encaminhá-lo à ação. 

Um exemplo famoso dessa estratégia está em textos com “você quer saber quais…” ou “precisa de…”

A segunda técnica analisada é a IDCA - Interesse, Desejo, Convicção, Ação. Neste caso, parte-se do princípio que o consumidor já tem sua atenção, trabalhando assim para criar nele a confiança de que está dizendo a verdade. 

As principais estratégias usadas nesta situação são depoimentos, estatísticas e estudos.

Por fim, a técnica a ser abordada é a CCCA - Consciência, Compreensão, Convicção, Ação. Suas etapas consistem em informar o leitor a respeito de uma questão,  explicar a ele como aquilo o afeta e apresentar uma solução: o produto, para assim chamá-lo para a ação. 

É bastante usada, por exemplo, na indústria de cosméticos voltados ao público masculino, como tratamentos para calvície.

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escrita
redação publicitária
técnicas de copywriting
Luiza Barroca
Estrategista de Contéudo

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