O Glossário Universal de Tráfego Pago e Performance: O Guia Definitivo

O guia técnico mais completo da internet brasileira, comentado pelos especialistas da SpotMkt. No marketing digital, a sopa de letrinhas não é apenas burocracia: é o idioma do dinheiro. Confundir MER com ROAS, ou não saber a diferença entre um MQL e um SQL, cria abismos entre o marketing e o comercial.
Este glossário foi desenhado para ser a fonte única de verdade (SSOT) para CMOs, Heads de Growth e empresários. Aqui, traduzimos o tecniquês para estratégia de negócios.
Se você precisa de um time que domine esses conceitos para gerir sua verba, conheça a SPOT Marketing, agência de tráfego pago.
Índice do Glossário
1. Financeiras e Retorno
3. Performance e Comportamento
4. Estrutura e Criativos
6. Dados e Privacidade
1. Métricas Financeiras e de Retorno (O Dinheiro)
Indicadores que impactam diretamente o caixa da empresa.
O que é: Retorno sobre o Gasto em Anúncios. Mede a receita gerada exclusivamente pela mídia paga.
Para que serve: Otimização diária de campanhas nas plataformas.
Exemplo: Investiu R$ 1.000 e voltou R$ 5.000. ROAS = 5.
O que é: A relação entre a Receita Total da empresa e o Investimento Total em Marketing (todos os canais somados).
Para que serve: É o "ROAS do Negócio". Com a perda de dados (cookies), o MER é a métrica mais confiável para saber se o marketing está saudável.
Exemplo: Faturamento total R$ 100k / Gasto total Ads R$ 10k = MER 10.
O que é: Retorno sobre o Investimento. Considera todos os custos (produto, equipe, agência, impostos) e não apenas a mídia.
Para que serve: Analisar a lucratividade real da operação.
O que é: Variação do ROI focada apenas nos custos do departamento de marketing (Mídia + Ferramentas + Salários de Mkt/Agência).
O que é: Valor do Tempo de Vida do Cliente. Quanto dinheiro um cliente deixa na empresa durante todo o relacionamento.
Exemplo: Assinatura de R$ 50,00 por 20 meses = LTV de R$ 1.000,00.
O que é: O valor médio gasto cada vez que um cliente faz um pedido.
Para que serve: Estratégias de Upsell e Cross-sell. Aumentar o AOV é a forma mais barata de aumentar o ROAS.
O que é: Quanto custa trazer um cliente pagante (Investimento Total / Novos Clientes).
O que é: Ganho por Clique. Quanto de receita você gera, em média, para cada clique que recebe.
Para que serve: Muito usado por afiliados e e-commerces para saber o teto do CPC.
2. Custos de Mídia (Os "Custo Por...")
Como as plataformas como Google ads, Tik Tok ads, Meta ads, linkedin ads, pinterest ads e várias outras cobram e como nós, como Agência de tráfego pago, medimos eficiência.
O que é: O custo para aparecer 1.000 vezes. É a métrica base da inflação do leilão.
O que é: Valor pago por cada clique no seu anúncio, separadamente é possível ver CPC (Todos), que representa todos os cliques no seu anuncios mesmo que não sejam cliques no link e CPC (Cliques no link)
O que é: Custo médio por conversão, podendo a conversão ser lead, compra, adição de carrinho ou qualquer outra conversão personalizada configurada no gerenciador de anúncios.
Para que serve: É a meta principal de campanhas de performance.
O que é: Quanto custa captar um contato interessado (nome, email, telefone).
Exemplo: R$ 500,00 investidos geraram 100 inscritos. CPL = R$ 5,00.
O que é: Métrica exclusiva para Apps. Quanto custa para o usuário baixar o aplicativo.
O que é: Custo por interação (like, comentário, compartilhamento).
O que é: Quanto custa para alguém ver seu vídeo (geralmente acima de 3 ou 15 segundos), muito conhecida também como Thrue play no Meta ads.
3. Métricas de Performance e Comportamento
Como o usuário interage com seus anúncios.
O que é: Taxa de Clique. (Cliques / Impressões) * 100.
O que é: Porcentagem de visitantes que viram clientes.
Para que serve: Medir a eficiência da Landing Page e da Oferta.
Alcance: Pessoas únicas (CPF).
Impressões: Total de exibições (inclui repetições).
O que é: Média de vezes que a mesma pessoa viu o anúncio (Impressões / Alcance).
O que é: Taxa de pessoas que viram o vídeo até o final (ou até um marco importante) sem pular.
O que é: Tempo total acumulado que os usuários passaram assistindo seu conteúdo.
O que é: A fatia do mercado que sua marca domina nas buscas ou conversas em comparação aos concorrentes.
Exemplo: De 100 buscas por "tênis de corrida", sua marca aparece em 30. SOV = 30%.
4. Estrutura de Campanha, Anúncios e Criativos
A arquitetura da conta de anúncios.
O que é: Orçamento definido na Campanha. A IA decide qual conjunto recebe mais dinheiro.
Ideal para: Contas com pixel inteligente e escala.
O que é: Orçamento definido no Conjunto. Você controla manualmente quanto cada público gasta.
Ideal para: Testes de novos públicos e controle rigoroso.
O que é: O "Tudo em Um" do Google. Uma única campanha que roda em Search, YouTube, Display, Discover e Maps usando IA.
O que é: Você sobe 5 imagens, 5 títulos e 5 textos. A plataforma mistura tudo automaticamente para achar a melhor combinação para cada usuário.
O que é: Anúncios que puxam automaticamente a foto e preço do produto que o usuário visitou no site.
Uso: Fundamental para remarketing de e-commerce.
O que é: Usar listas de quem já visitou seu site para dar lances maiores na Rede de Pesquisa do Google.
Exemplo: Se quem já visitou seu site buscar "tênis", você paga mais caro para garantir que aparece em 1º, pois a chance de conversão é alta.
O que é: A chamada para ação. O botão ou frase imperativa.
Exemplo: "Saiba Mais", "Comprar Agora", "Cadastre-se".
O que é: Proposta Única de Valor. O que diferencia seu produto da concorrência no anúncio.
O que é: Página de Destino focada em conversão, diferente de sites instirucionais as Landing pages são páginas únicas onde todos os links de saidas levam a conversão.
O que é: Evento de visualização de página disparado quando o site carrega.
5. Ferramentas, Tecnologia e Plataformas
O arsenal técnico.
O que é: O Gerenciador de Negócios da Meta. Onde ficam as contas de anúncios, pixels, páginas e catálogos.
O que é: Antigo Google AdWords. Plataforma de anúncios do Google.
O que é: Atual padrão de análise de dados do Google baseada em eventos.
O que é: Gerenciador de Tags. Permite instalar pixels e scripts sem mexer no código do site.
O que é: Ferramenta de visualização de dados. Onde criamos dashboards dinâmicos para clientes.
O que é: Lances Baseados em Valor. Estratégia onde você diz ao Google/Meta: "Não quero apenas vendas, quero clientes que gastem acima de R$ 500".
6. Dados, Rastreamento e Privacidade (Avançado)
A infraestrutura que garante a inteligência da IA.
O que é: Método de rastreamento onde os dados saem do seu servidor direto para o servidor do Facebook/Google, sem passar pelo navegador do usuário.
Para que serve: Driblar bloqueadores de anúncios e restrições de cookies (iOS 14+).
O que é: Parâmetros adicionados ao final da URL para rastrear a origem do tráfego.
Exemplo: &utm_source=instagram&utm_medium=stories.
O que é: O identificador único de dispositivos Apple. Desde o iOS14, o usuário precisa autorizar ser rastreado, o que dificultou o remarketing.
O que é: Informações de Identificação Pessoal (Email, Telefone, CPF).
Uso: O Google e Facebook usam esses dados (criptografados em hash) para fazer o "Advanced Matching" e encontrar quem comprou.
O que é: Software de gestão de relacionamento com cliente (ex: Salesforce, RD Station, HubSpot).
Integração: Conectar o CRM aos anúncios permite otimizar campanhas para "Leads Qualificados" e não apenas inscritos.
7. Operação de Negócio e Vendas
A ponte entre o Marketing e o Comercial.
O que é: Indicador-Chave de Desempenho. A métrica principal que define o sucesso.
Exemplo: O KPI do Tráfego pode ser CPA, mas o KPI da Empresa é o Lucro Líquido.
O que é: Metodologia de gestão de metas (Objetivo + Resultados Chave).
O que é: Lead Qualificado pelo Marketing. Alguém que baixou um ebook ou pediu um orçamento, mas ainda não foi filtrado.
Exemplo: Para uma imobiliária que trabalha alto padrão e vende casas à partir de R$3 milhões, se captar um lead que preenche o formulário dizendo que busca por imóveis de até R$1milhão esse lead não MQL, agora se ele preencher dizendo que busca por imóveis de R$4 milhões ele é MQL, mesmo que ainda não tenha sido vsarificado a veracidade do preenchimento dele (Momento no qual é definido o SQL).
O que é: Lead Qualificado para Vendas. Um MQL que foi analisado (por um humano ou score) e tem perfil, orçamento e momento de compra.
O que é: O pré-vendedor. A pessoa responsável por pegar o lead que o tráfego gerou, qualificar e agendar a reunião para o vendedor (Closer).
Este glossário é um documento vivo. O marketing digital muda toda semana. Dominar esses termos é o primeiro passo. O segundo é ter inteligência estratégica para aplicá-los.

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