Redes sociais como o Instagram fazem parte do dia a dia das pessoas, inclusive de pacientes de uma clínica odontológica.
Por isso, você pode estar ficando para trás se ainda não investiu em nenhuma estratégia de marketing que trabalhe sua presença online nas redes.
O Instagram, em específico, proporciona a capacidade de captação e fidelização de pacientes, por permitir realizar conversas mais humanizadas, educar e criar um relacionamento com o seu público-alvo.
Hoje, você confere as principais dicas para trabalhar o Instagram da sua clínica do melhor jeito possível!
O que é o algoritmo do Instagram?
Esse papo de algoritmo pode parecer um pouco complexo, mas vem que a gente te ajuda!
O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios e cálculos que são realizados de forma automática para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem.
O objetivo da rede social é fazer com que os usuários aproveitem ao máximo o seu tempo na plataforma, com um feed personalizado que agrade, focando na experiência do usuário.
Existe também o lado comercial do algoritmo: quanto mais tempo as pessoas passam na rede social, mais anúncios elas consomem.
A própria rede social divulgou inúmeros dados que são analisados para definir o que é, de fato, relevante para aparecer cada usuário dividindo por categorias:
- Feed e Stories;
- Explorar;
- Reels.
O que não fazer de jeito nenhum
Da mesma forma que o algoritmo do Instagram usa critérios para definir o que aparece na timeline dos usuários, ele também penaliza publicações que vão contra as diretrizes da plataforma.
Confira as principais ações que são consideradas reprováveis pela rede social e que você não deve fazer de jeito nenhum!
Compra de seguidores
Este talvez seja o pior erro de todos, já que a compra de seguidores pode inclusive causar uma punição chamada “shadowban“. Contas que sofrem essa punição percebem maior dificuldade na visualização de seus posts.
O Instagram pode acabar até mesmo ocultando as suas publicações do feed e da pesquisa por hashtags.
O conteúdo é “banido às sombras” (como o nome em inglês sugere) na rede social temporariamente, o que impacta na distribuição e no alcance do que é compartilhado.
A prática de compra de seguidores tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente pelo desejo de inúmeras pessoas de ganharem o título de influenciadores digitais.
No entanto, essa ação é extremamente reprovável, pois, na maioria das vezes, ela oferece apenas números. Além disso, boa parte dos usuários podem ser fakes.
Sorteios
Realizar sorteios no Instagram é uma ação muito comum para fazer um perfil crescer rapidamente.
Olhando de forma rápida pode parecer que fazer um sorteio na sua clínica seja uma boa ideia. Mas a verdade é que fazer sorteios no Instagram pode prejudicar o seu perfil.
Isto porque grande parte dos seguidores que chegam são temporários e as métricas da conta deixam de ser confiáveis.
Os novos seguidores não estão interessados no seu negócio, mas sim no produto ou serviço sorteado.
Imagens de baixa qualidade
O Instagram é uma plataforma extremamente visual, certo? Os usuários estão sempre expressando algo por meio de vídeos, fotos, GIFs.
Isso significa que as pessoas valorizam ainda mais a qualidade da imagem postada!
Quando você se comunica com o seu público sem se preocupar com a qualidade visual, as pessoas acabam enxergando a sua marca como desorganizada ou sem credibilidade.
Por isso, cuidar da comunicação visual da sua clínica odontológica certamente irá colocá-la no caminho do sucesso!
Procure utilizar imagens de consultórios em alta qualidade, ou considere até mesmo investir em um material original e próprio da sua clínica. Se o orçamento permite, com certeza vale a pena!
Usar muitas hashtags genéricas
Lotar uma publicação do Instagram da sua clínica com milhares de hashtags na expectativa de ter um maior alcance pode parecer uma boa estratégia.
O problema é que, ao abusar do recurso, incluindo principalmente termos genéricos ou muito comuns, sua marca pode ser vista como uma fonte de spam.
O número de impressões até pode aumentar, mas o engajamento é mínimo.
Resultado: o Instagram entende que o seu conteúdo é irrelevante!
Dicas para produzir um bom conteúdo no Instagram da sua clínica
As redes sociais não servem apenas para entretenimento. Como vimos ao longo do texto, elas também podem ser aliadas no marketing digital de clínicas odontológicas.
Utilizar as estratégias no Instagram para dentistas e serviços odontológicos promove bons resultados e atrai mais pacientes!
Ao investir no Instagram da sua clínica ou no seu próprio perfil profissional como dentista, busque mostrar profissionalismo por meio das suas postagens.
Isso gera autoridade e mostra para seus possíveis clientes que podem confiar no seu serviço.
Outra boa dica é mostrar o dia a dia dentro da clínica ou local onde você trabalha!
Assim, você atrai pessoas interessadas no assunto e as deixa cada vez mais próximas da sua rotina, o que gera interação na rede social, e interação é sinônimo de engajamento!
Você também pode abordar dúvidas frequentes de pacientes de forma periódica.
Esse tipo de conteúdo é considerado de extrema relevância e valor para usuários que procuram esse tipo de conteúdo!
Consigo clientes pelo Instagram orgânico?
Embora seja uma ferramenta muito importante para o marketing odontológico, o Instagram não é tão simples de usar quanto parece.
Primeiramente, usar o Instagram de forma orgânica significa investir no engajamento orgânico, aquele que acontece de maneira natural, voluntariamente por parte dos seguidores.
Nesse cenário, o dono do perfil não precisa investir dinheiro em posts patrocinados para aumentar o número de seguidores e nem para fazê-los interagirem nas publicações.
O Instagram orgânico pode vir a funcionar, mas com certeza vai levar muito mais tempo até gerar resultados palpáveis.
Por isso, a maneira mais rápida e segura de conseguir sucesso é pelo tráfego pago.
Assim, para atrair mais pacientes com o seu Instagram para dentistas, considere terceirizar este serviço e contratar uma agência especializada.
SPOT é especialista em marketing odontológico
Se é de profissionalismo e resultado rápido que a sua clínica precisa, conheça a SPOT Mídia Digital, a agência de performance especializada em marketing para clínicas odontológicas!
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