CRM é a sigla para Customer Relationship Management que significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Portanto, é uma ferramenta de gestão de relacionamento que auxilia as empresas a terem mais controle sobre os dados e interações dos clientes, processo de vendas e atendimento.
O CRM também pode auxiliar no aumento de oportunidades de vendas, fidelização de clientes e a ter maior controle sobre as campanhas de marketing. E como você já sabe, quanto mais controle sobre as ações e processos internos, melhor será o cálculo de previsão de resultados.
Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios do CRM para as empresas e mostrar como ele pode revolucionar sua forma de trabalho.
Como o CRM pode revolucionar sua empresa?
Para entender o que é um CRM, é importante saber que não é fácil organizar os contatos de prospecção e atendimento dos clientes. E é com esse propósito que essa ferramenta pode revolucionar sua empresa: facilitando o processo de relacionamento com o seu cliente.
Com ele é possível ter insights sobre as atividades dos clientes – desde a leitura de e-mails à aquisição de produtos. Desse modo, a ferramenta dá aos usuários visibilidade de todo o ciclo de vida do cliente, incluindo o histórico de relacionamentos e interações anteriores com o cliente.
Além disso, as empresas têm a capacidade de coletar, armazenar e acessar informações sobre os clientes, incluindo tudo, desde a identificação do cliente até dados de registro mais detalhados, histórico de ações e informações de tendência.
Quanto mais detalhado for o registro, maior a precisão nos dados de previsão auxiliando a empresa a prever o comportamento futuro do cliente. Isso porque as informações adicionadas na ferramenta podem ser fonte de pesquisa posteriormente.
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CRM e Marketing
Outra maneira de entender o que é um CRM, é compreendendo seus outros benefícios. Com essa ferramenta é possível criar estratégias de marketing mais certeiras e direcionadas. Isso se dá por meio de segmentação de contatos, assim como de envio de e-mails personalizados e campanhas especiais. Tudo isso contribui para o aumento das vendas e do retorno sobre o investimento (ROI).
Portanto, além de ajudar a sua empresa a ter um relacionamento melhor com clientes e organizar processos internos, ele também auxilia na criação de campanhas de marketing mais efetivas, pois permite que você conheça melhor seu público alvo, entendendo seus interesses, preferências e necessidades.
Desse modo, o marketing pode ser otimizado para oferecer serviços, produtos e promoções que atendam às necessidades específicas do público.
Como se preparar para começar a usar?
Para começar a usar essa estratégia, comunique seus líderes e seus respectivos times, elabore um material completo sobre as funcionalidades e objetivos da ferramenta que contratou, e treine seus colaboradores com antecedência para que haja tempo de familiarização com a nova ferramenta de trabalho.
Porém, apesar da aplicação exigir um pequeno investimento, os resultados são muito fortes e auxiliam o aumento da participação de mercado da sua empresa.

Conexão de outras ferramentas
Para expandir suas funcionalidades e torná-lo ainda mais eficiente, sua empresa pode utilizar os dados para conectar com ferramentas de email marketing, automação de marketing, análise de dados, análise de mídia social e integração com outros sistemas. Uma maravilha, não é mesmo?
Cada uma dessas ferramentas tem seus próprios recursos e podem ajudar a empresa a aproveitar os benefícios de maneira mais completa.
Portanto, é importante que as empresas coloquem suas necessidades e objetivos em primeiro lugar e escolham as ferramentas certas para se conectar ao CRM.
Quais os principais tipos de CRM?
Resumidamente, existem 4 tipos: o analítico, o operacional, o colaborativo e o estratégico. E você saberá um pouco sobre eles aqui:
- Analítico: O CRM Analítico prioriza a coleta de dados e insights sobre os clientes para criar estratégias a serem aplicadas e direcionar melhores decisões.
- Operacional: O CRM Operacional é mais utilizado para os processos de atendimento e avanço das etapas de venda focando a organização dos dados relacionados com a experiência do cliente.
- Colaborativo: O CRM Colaborativo é usado na parceria entre equipes para melhorar os processos internos e no auxílio de resolução rápidas. Um exemplo é quando a empresa usa o sistema para a equipe de vendas e também para a equipe de suporte através de uma base de conhecimento.
- Estratégico: O CRM Estratégico é a junção de todos e é usado para analisar e medir o ROI das estratégias de CRM como um todo.
Talvez você se pergunte: qual é o melhor CRM para minha empresa? E a resposta é: depende. A escolha depende do seu tipo de negócio e das necessidades específicas da organização.
Afinal, todos os tipos de CRM têm seu próprio valor para as empresas. Por isso, analise a carência dos seus processos internos para escolher o melhor deles.