O marketing para dentistas está sendo cada vez mais usado, e razão disso é que muitos dentistas têm dificuldades em lotar a agenda e, consequentemente, acabam fechando as portas do consultório. E com o marketing, a solução para este problema pode ser resolvido, mas é preciso saber como fazer.
Neste artigo, vamos mostrar como o marketing pode ajudar os dentistas a lotar sua agenda e alcançar mais clientes. Além disso, daremos dicas de como criar conteúdos de valor através das redes sociais para o seu negócio.
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Como criar uma estratégia eficaz de marketing para dentistas?
Antes de começar qualquer estratégia de marketing, é importante compreender o momento de compra dos consumidores. Até porque não é todo dia que você pensa em agendar uma consulta com um dentista, certo?
Portanto, há duas principais informações que todo empreendedor deve saber de cor: Público alvo e concorrência.
Conhecendo seu público alvo, você consegue entender seus momentos de compra, seus desejos, suas frustrações e adaptar a comunicação da sua empresa para atraí-los. E conhecendo seus concorrentes, você consegue identificar quais são os seus diferenciais como empresa podendo criar vantagens competitivas de mercado.
Então, antes de criar conteúdos, anúncios e promoções, saiba quem consome seu produto ou serviço e quem compete com você direta e indiretamente. Dessa maneira, todas as estratégias de marketing digital para dentistas que forem executadas poderão gerar oportunidades de vendas e participação de mercado mais sólidas.
A presença online dos dentistas
O marketing para dentistas é essencial para o sucesso de qualquer clínica odontológica pois reforça a presença digital. E quem não é visto não é lembrado, não é?
Portanto, se fazer vivo na memória de seus potenciais clientes é essencial para construir uma presença online forte e aumentar a conexão com os seus potenciais e atuais clientes.
Estudando sua concorrência e seu público alvo, você saberá quais são os canais que mais valem a pena investir mais atenção. De qualquer maneira, é importante ter perfis criados nas principais redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook.
Além disso, é de extrema importância ter um site para poder aparecer no maior site de buscas do mundo: Google.com. Tanto para as redes sociais quanto para o Google, é possível estar presente através de anúncios e através de conteúdos orgânicos.
Portanto, é importante ter um site bem estruturado, priorizar o conteúdo de qualidade e definir as principais palavras-chave do seu negócio aumentando a relevância e autoridade do seu nicho para que no momento certo de compra, seu potencial cliente lembre de você.

As redes sociais como aliadas do marketing para dentistas
As redes sociais são um dos melhores aliados do marketing para dentistas, pois elas permitem que eles se exponham de maneira eficiente e que consigam atingir um grande público de maneira relativamente simples.
Porém, é importante entender como cada rede social funciona de acordo com o comportamento do público. Afinal, TikTok e Instagram são plataformas diferentes com funcionamento diferentes.
Já reparou que os conteúdos que você mais interage no Instagram são de pessoas ou influencers que você já conhece ou segue? E já reparou que os conteúdos que você mais interage no TikTok são de pessoas aleatórias mas de temas que te interessam? Essa é a mágica de unir essas duas ferramentas ao seu negócio.
Portanto, através de conteúdos de valor, utilize o TikTok para ser descoberto por pessoas que ainda não conhecem o seu negócio. E utilize o Instagram para fomentar o relacionamento com os clientes que já te seguem para gerar mais retenção.
3 dicas de conteúdo para dentistas
A primeira é apostar na prova social, ou seja, demonstrar que outras pessoas confiam na sua clínica compartilhando feedbacks e recomendações que fizeram sobre o seu trabalho.
Ainda mais, postar conteúdos com curiosidades, dicas de cuidado com os dentes, entre outras informações relevantes para os pacientes. Estas dicas, somadas a uma boa presença nas mídias digitais, vão ajudar muito a espalhar a marca da sua clínica odontológica.
Com boa produção de conteúdo, você vai conseguir mais visualizações, resultando em novos pacientes e mais lucro para sua clínica. Por isso, explore as possibilidades que o marketing para dentistas pode oferecer para o seu negócio.
Além disso, evite conteúdos sensíveis e com sangue. Seu público alvo não são dentistas interessados em ver quais foram as técnicas usadas em um implante feito por você. Seu público alvo procura soluções de cunho estético ou de saúde. Se o seu conteúdo for muito sensível, o efeito das suas publicações pode ser outro.
Como saber se o marketing está funcionando?
Além de conhecer seu público alvo e concorrentes, antes de iniciar qualquer ação de marketing, é necessário definir os indicadores de sucesso da sua campanha de marketing, também conhecido como KPI.
Portanto, para ter certeza de que seus esforços estão dando retorno, é necessário monitorar os resultados. Assim, é possível ter insights dos melhores caminhos a seguir e ajustar as táticas quando necessário.
Se você não tem certeza sobre como saber se seu marketing está trazendo resultados, sugiro falar com um especialista em Marketing para clínicas e consultórios odontológicos da SPOT.